Boris Shapiro
Boris Shapiro (Lvov, 1968) recebeu uma boa educação na academia de arte de sua cidade natal, Lvov, na Ucrânia. O país ainda fazia parte da União Soviética na época. Nesta academia tradicional não havia espaço para humor ou expressão individual. Porém, em 1991 o artista mudou-se para Israel. O pintor então floresceu em sua nova terra natal. Desenvolveu um estilo de pintura único, enquanto nas suas pinturas a óleo pela primeira vez houve espaço para a ironia e o humor, o que pode ser caracterizado como um piscar de olhos misericordioso à humanidade. Após a sua emigração, os motivos visuais das suas performances assumiram o caráter de contos de fadas. Shapiro também começou a pintar retratos misteriosos. Os temas de sua obra surgem de histórias populares, mitológicas, bíblicas e judaicas. Ao mesmo tempo, baseia-se no que ele vivenciou e em observações pessoais.
Boris Shapiro, Espectro, óleo sobre tela, 100 x 60 cm
Galeria Feliz de Arte, Ladoeiro
Estilo, Simbolismo e Temas
Símbolos, universais e profundamente pessoais, são comuns nas pinturas de Shapiro. Eles podem ser encontrados em chapéus, roupas e outros atributos das pessoas que ele pinta. O simbolismo parcialmente elusivo empresta misticismo ao seu trabalho. A sua obra está, portanto, relacionada com a de vários artistas conhecidos da história da arte moderna, incluindo Marc Chagall e Giorgio de Chirico.
O esquema de cores e as figuras humanas de aspecto ingénuo também fazem com que a sua obra se assemelhe à dos mestres holandeses e flamengos dos séculos XV, XVI e XVII. As figuras humanas nas pinturas de Shapiro, muitas das quais usam chapéus fantasticamente grotescos, podem ser vistas como personificações simbólicas. Os objetos que possuem ou que os rodeiam são muito diferentes. Os mais comuns são peixes, pássaros, árvores, copas de árvores, espirais, chaves e buracos de fechadura. Estes objetos, bem como os títulos das pinturas, contribuem sem dúvida para as associações pessoais de quem vê a sua obra. As interpretações de sua obra emergem facilmente da experiência de vida e das memórias do espectador. Compare isso com o efeito de ouvir uma melodia musical. Câmaras de memória fechadas são abertas. De repente você se lembra de um ente querido esquecido ou de um acontecimento muito especial do passado...
Shapiro retrata temas humanos cotidianos e atemporais, por exemplo, o amor entre um homem e uma mulher. Ele parece defender a humildade e a simplicidade. O respeito pelos outros e pela natureza é palpável em todo o seu trabalho. Sua pintura refinada também mostra sua profunda admiração pelo mistério da vida. Ele claramente mostra grande gratidão por isso. É fascinante ver que ele consegue transformar suas cenas em uma atmosfera misteriosamente encantadora repetidas vezes. Um sutil senso de humor também confere às suas pinturas um charme inimitável. O artesanato cuidadoso completa a celebração visual de sua arte. Por fim, é bom ressaltar aqui que o artista já conquistou muitas pessoas do mundo todo como fãs com suas alegres cenas positivas.
Boris Shapiro, Capitão Vermelho, óleo sobre tela, 40 x 30 cm
Galeria Feliz de Arte, Ladoeiro
Shapiro & Galeria Feliz de Arte
Existem agora fãs do trabalho honesto e original de Shapiro em todo o mundo. O artista expôs em Paris, Nova York, Viena, Londres e Tel Aviv. Entre 2007 e 2022, as pinturas do artista foram apresentadas com grande sucesso na Holanda pela Galerie Beeldkracht, antiga galeria de Sander e Gaby Kletter. Nesse período a galeria apresentou seu trabalho exclusivamente cinco vezes. Ele também participou de diversas exposições coletivas lá. A galeria apresentou pinturas de Shapiro em importantes feiras de arte holandesas em Amsterdã, Rotterdam, Utrecht, Lochem e Laren. Na Bélgica, a galeria expôs a obra na feira de arte Art Nocturne Knocke.
A partir de 2023, Boris Shapiro será representado exclusivamente em Portugal pela Galeria Feliz de Arte no Ladoeiro. Suas pinturas estão em exposição permanente na galeria. Ligue para +351 966 156 179 para agendar uma visita para ver as suas pinturas. Você é muito bem-vindo na galeria!
Sander Kletter
historiador de arte / galerista / artista, setembro de 2023
Boris Shapiro, Caminhada noturna, óleo sobre tela, 60 x 80 cm
Galeria Feliz de Arte, Ladoeiro
Boris Shapiro, Engenheira, óleo sobre tela, 70 x 60 cm
Galeria Feliz de Arte, Ladoeiro
Boris Shapiro, Homem-pássaro, óleo sobre tela, 80 x 69 cm
Galeria Feliz de Arte, Ladoeiro
Boris Shapiro, Aviador(esquerda), O Capitão (direito), óleo sobre tela, cade um 70 x 40 cm
Galeria Feliz de Arte, Ladoeiro