Sander Kletter

Galeria Feliz de Arte - Ladoeiro

SOBRE O FUNDADOR DA GALERIA

Artista,
Historiador de Arte, Empreendedor

Sander Kletter nasceu em Haarlem em 1962. Seu interesse pela arte surgiu muito cedo na juventude. Depois da escola, ele desenhava personagens de desenhos animados ou um retrato do gato doméstico, tocava violino e passava horas folheando os livros de arte dos pais. Foram especialmente as pinturas de Botticelli, Mantegna, Raphael e Rembrandt que o atraíram.

Foto: Artista Sander Kletter pintando
Foto: Artista Sander Kletter pintando

Sander Kletter pintando em seu estúdio por volta de 2003

Estudar em Amesterdão

Aos 19 anos mudou-se para Amesterdão onde, depois de estudar economia durante um ano na universidade, estudou pintura e história da arte na Academia de Arte de Amesterdão. Durante seus estudos aprendeu gêneros como desenho plein air, desenho de retratos e desenho de modelos nus e naturezas mortas. Aprendeu também a pintar com guache, acrílico, aquarela e tinta a óleo e a fazer gravuras e litografias. Formou-se em 1986, durante seus estudos o aspirante a artista também trabalhou como artista de teatro de rua. Durante os verões, ele viajou de Amsterdã via Aachen, Bruxelas, Paris e Zurique para Viena, ou ainda mais para o ensolarado sul, para cidades como Florença, Barcelona, ​​​​​​Marselha e Montpellier. Na rua tocava pantomima e violino, fazia malabarismos e fazia acrobacias, no estilo e inspirado em Tommy Cooper, um de seus ídolos de infância. Seu interesse pelo teatro era grande, dirigiu diversas apresentações de teatro amador durante seus estudos e fez parte do conhecido grupo de teatro profissional Pantomime Rob van Reijn por um breve período.

Foto: Pintura de artista Sander Kletter
Foto: Pintura de artista Sander Kletter

Sander Kletter, Amsterdão - O Porto Ocidental, carvão, tinta e tinta sobre papel, 70 x 100 cm, coleção privada Veendam (Países Baixos)

Nos dez anos após a academia, o trabalho do artista desenvolveu-se em fases de rápidas mudanças. Inicialmente pintou liricamente abstrato em grandes telas, inspirado na obra do famoso artista americano Jackson Pollock (1912-1956) da The New York School. Mais tarde, seu trabalho evoluiu para a abstração geométrica. Em 1989 iniciou estudos adicionais em Tecnologia de Imagem e Mídia na Universidade de Artes de Utrecht, porque se interessou pelas formas artísticas da arte computacional e da videoarte. Pouco antes do final deste estudo técnico de dois anos, porém, ele retornou ao seu ateliê de pintura. Percebeu que a nova formação que recebeu não rendeu o que esperava, mas a influência no seu trabalho visual foi enorme.

Kletter começou a construir objetos, por exemplo com luz neon, e combinou isso com objetos existentes, metal, madeira e plástico, usando todos os tipos de técnicas de colagem e montagem. Nas vitrines e/ou nas vitrines, ele fazia objetos móveis por meio de motores elétricos, que comprava em lojas de brinquedos técnicos. Um bom exemplo deste período é o seu hilariante objeto A.T. Scheuermann de 1990 (ver imagem). É uma espécie de autorretrato inspirado nas experiências médicas de sua juventude. Nesses primeiros anos realizou regularmente exposições individuais em várias galerias de Amesterdão, tanto com trabalhos do seu período abstracto como do período seguinte.

Primeiros desenvolvimentos como artista
Foto: Objeto de Arte de artista Sander Kletter
Foto: Objeto de Arte de artista Sander Kletter

Sander Kletter, A.T. Scheuermann, 1990, objeto móvel com partes móveis, incluindo cinta Boston, capacete e próteses, colagem, luz, vidro e madeira, altura aproximada 180 cm, foto: © Geek Zwetsloot, Amsterdam, 1990

A figuração como guia

Depois de ter começado a desenhar modelos com grande regularidade a partir de 1992 no movimentado e extremamente inspirador estúdio de desenho de modelos do excêntrico artista de Amesterdão Anton Assies, voltou a pintar figurativa. Entre 1992 e 1996, Kletter fez centenas de desenhos de modelos, ocasionalmente um retrato. Ele invariavelmente ia pintar lá fora, no rio Amstel, no verão, em parte inspirado pelas obras que o mundialmente famoso pintor holandês Piet Mondrian (1872-1944) havia feito lá. A partir desse momento, pintar paisagens, retratos e nus tornou-se o fio condutor da obra de Kletter.

Impressionado pela magistral representação de conflitos e dramas relacionados à psique humana pelo grande pintor norueguês Edvard Munch (1863-1944), ele começou a trabalhar em uma série de obras de arte intitulada Besoin d'Amour por volta de 1992. Toda pessoa precisa de amor, é isso que significa em francês. O tema forneceu bastante material para reflexão e impulsionaria a imaginação visual de Kletter por dez anos a partir de então. Durante estes anos, Kletter expôs em inúmeras galerias e outras instituições, em cidades como Amsterdã, Bergen op Zoom, Den Bosch, Drachten, Hardenberg, Huizen e Winschoten. O destaque de todas estas exposições individuais é a exposição na Galerie Nicole Bellier em Paris em 1994. Um ano depois, o artista participa na master class de uma semana em Amesterdão 'On the creation of a masterpiece' (Sobre a criação de uma obra-prima). Esta prestigiosa masterclass foi ministrada pelo renomado artista tcheco Milan Kunc.

Foto: Sander Kletter, Retrato de Anton Assies
Foto: Sander Kletter, Retrato de Anton Assies

Sander Kletter, Anton Assies, 1993, tinta lavada sobre papel, 29 x 23 cm

Foto: Retrato de Andy Warhol de A.T. Kletter
Foto: Retrato de Andy Warhol de A.T. Kletter

Sander Kletter, Andy no. 2, 1994, acrílico sobre tela, 70 x 70 cm, coleção privada Mr. and Mrs. Yoneyama, Tokyo (Japão)

Foto: Desenho Nu par artista Sander Kletter
Foto: Desenho Nu par artista Sander Kletter

Sander Kletter, Nu, 1993, carvão, giz e tinta sobre papel, 100 x 70 cm, coleção privada Mr. J. van Spellen, Haarlem (Países Baixos)

Foto: Aguarelas de artista Sander Kletter
Foto: Aguarelas de artista Sander Kletter

Sander Kletter, O campo por Drieborg, 1996, aguarelas, 42 x 57 cm, coleção privada Mr. Van Messel, Scheemda (Países Baixos)

Galerie Beeldkracht

Em 1996, o artista mudou-se para a aldeia de Scheemda, 200 km a leste de Amsterdã, onde comprou um enorme estabelecimento comercial. Lá abriu uma galeria de arte contemporânea, Galerie Beeldkracht, onde inicialmente também expôs seus próprios trabalhos. A galeria atua na Holanda e mais tarde também internacionalmente. Desde 2006, a galeria representa artistas respeitados internacionalmente, como Michael Parkes (EUA) e Nico Vrielink (NL), e artistas emergentes como Arnor Bieltvedt (IS) e Boris Shapiro (UA). As coisas estão indo tão bem que por volta de 2007 tornou-se quase impossível para Kletter combinar sua própria arte e seu trabalho como empresário de sucesso. Ele continuou a trabalhar como artista, mas não tinha muito tempo para isso.

Sander Kletter - Retrato em óleo sobre tela
Sander Kletter - Retrato em óleo sobre tela

Sander Kletter, Retrato de Martine e Herman, 2002, óleo sobre tela, 70 x 90 cm, coleção privada Mrs. M. van Rijnveld, Eenrum (Países Baixos)

Mas durante os primeiros dez anos de existência da galeria, entre 1996 e 2005, o artista ainda foi altamente produtivo, recorrendo aos géneros e temas da sua vida artística anterior em Amesterdão. Expôs pela última vez na Itália em 2005, como participante de uma grande exposição coletiva internacional no Castelo de Ferrara. Durante o período mencionado, pintou também regularmente retratos, paisagens e obras que poderiam pertencer à série Besoin d'Amour, encomendadas por particulares e empresas. Um bom exemplo de retrato encomendado é o Retrato Martine e Herman, pintado a óleo em 2002 (ver imagem).

Foto: pintura Joli Tango par Sander Kletter
Foto: pintura Joli Tango par Sander Kletter

Sander Kletter, Joli Tango, 2005, acrílico e suporte misto sobre tela, 100 x 80 cm, coleção privada Mrs. A. Bakker, Arnhem (Países Baixos)

Em 2010, Kletter tomou um novo caminho. Ele estudará história da arte na Universidade de Groningen, da qual se formou cum laude em 2013. Um ano antes do fim de seus estudos, ele começou a enciclopédia de arte on-line e guia do museu Art Salon Holland. Ele pode expressar sua criatividade no design do site, que, assim como sua criação Galerie Beeldkracht, está crescendo em um enorme sucesso. Empreendedor como é, Kletter entra em colaborações com grandes museus holandeses, como o Museu Central em Utrecht e o Museu Groninger na cidade de Groningen.
Dez anos após o seu lançamento, o projeto de arte online atrai 60.000 visitantes únicos todos os meses e quase 2 milhões de visualizações de páginas anualmente. Como empresário habilidoso, Kletter também sabe utilizar o site para os necessários fins publicitários de sua galeria e de suas duas lojas online, uma das quais vende vidros e a outra livros de arte. Ele iniciou essas lojas na web em 2017.


Nos vinte e cinco anos de existência da galeria, Kletter escreveu centenas de textos para o site da galeria, além de textos para catálogos, biografias de artistas, comunicados de imprensa e textos para cartões de convite. Para o site Art Salon Holland ele escreve outros 1000 textos sobre artistas mundialmente famosos, obras-primas da história da arte, períodos e movimentos de estilo, e sobre os principais museus de arte internacionais e suas coleções. Foi assim que nasceu o escritor Sander Kletter.

Art Salon Holland

Pouco depois de se formar, foi convidado pelo chefe do departamento de arte moderna da Universidade de Groningen para escrever um livro sobre a história da crítica de arte holandesa da videoarte. O livro foi publicado em 2016 pela editora nai010 em Rotterdam. O livro do autor Kletter levou o conhecido Museu Groninger a convidá-lo para escrever vários artigos para a Groninger Museum Magazine.

Foto: pintura de artista Sander Kletter 2002
Foto: pintura de artista Sander Kletter 2002

Sander Kletter, Paisagem cheia de revelações, 2002, óleo sobre tela, 100 x 120 cm, feito em comissão para colecionador de arte privado Prof. dr. R. Jaspers, Haarlem (Países Baixos)

Foto Livro de Arte par escritor Sander Kletter
Foto Livro de Arte par escritor Sander Kletter

Sander Kletter (author), Turbulentie rond videokunst, 2016, Livro de Arte Científica, publicado pela nai010 uitgevers, Rotterdam

Depois que Sander Kletter se formou na Universidade de Groningen, ele começou a dar palestras em PowerPoint em 2014, entusiasmado como está pelos grandes mestres da história da arte. Suas palestras abordaram estilos, movimentos artísticos e artistas famosos, incluindo Christo, Marlene Dumas, Frida Kahlo, Claude Monet, Edvard Munch e Picasso. Essas palestras às vezes eram ministradas em outros lugares por convite, às vezes como uma série de palestras organizadas na Galerie Beeldkracht.

No início de sua carreira (1989-2003) adquiriu ampla experiência como professor certificado com cursos e workshops em diversas áreas do design visual. Por um período mais curto ou mais longo esteve afiliado a institutos em Amsterdã, Castricum, Grasse (FR), Groningen e Veendam. Como professor ensinou desenho de retratos, desenho de figuras, pintura de paisagens, teoria da cor, técnica de pintura a óleo e trabalho com técnicas mistas. Entre 1996 e 2003, Kletter teve seu próprio instituto de treinamento privado, onde passou anos ajudando artistas (amadores) em seu caminho para o profissionalismo, ou orientando-os com grande sucesso na obtenção de admissão em uma academia de arte ou na aprovação no exame da academia de arte.

Transferência bem-sucedida de entusiasmo

Foto Obra de arte Anima-te de Sander Kletter
Foto Obra de arte Anima-te de Sander Kletter

Sander Kletter, Anima-te!, 1991, objeto móvel com partes móveis controladas e fluxo de fluido e luz no interior, incluindo mini ambulância com luz intermitente no topo, montagem construída de metal, vidro e madeira, altura 180 cm, largura 50, profundidade 70 cm, foto: © Geek Zwetsloot, Amsterdam, 1991

Galeria Feliz de Arte in Ladoeiro

Em agosto de 2022, Kletter e sua esposa emigraram para a vila de Ladoeiro, em Portugal, com a intenção de trabalhar um pouco menos e aproveitar um pouco mais a vida e o lindo clima português. Por causa desta emigração ele decidiu fechar todas as suas empresas holandesas de sucesso.

Está no seu sangue e por isso fundou a Galeria Feliz de Arte, novamente com a intenção de ele próprio expor lá. Esperamos ver isso...

Sander Kletter,
artista, historiador de arte, empreendedor
Setembro de 2023


Ficou interessado? A galeria está aberta mediante agendamento, consulte nossa página contato.

Foto Retrato de Rembrandt par Sander Kletter
Foto Retrato de Rembrandt par Sander Kletter

Sander Kletter, Rembo, 2002, óleo e tinta spray industrial sobre tela, 90 x 90 cm, coleção privada Mr. and Mrs. Vasse, Zuidhorn (Países Baixos)

Mais obras por Sander Kletter

Foto: pintura Toscane par Sander Kletter
Foto: pintura Toscane par Sander Kletter

Sander Kletter, Toscane (Paisagem encomendado), 2004, óleo sobre tela, 100 x 180 cm, coleção privada Mr. and Mrs. Ravensbergen, 1e Exloërmond (Países Baixos)

Foto pintura A'dam e Eve par Sander Kletter
Foto pintura A'dam e Eve par Sander Kletter

Sander Kletter, A'dam & Eve (Besoin d'Amour), 1995, acrílico e suporte misto sobre papel, 42 x 62 cm, coleção Museum Waterland, Purmerend (Países Baixos)

Foto pintura Aurora par artista Sander Kletter
Foto pintura Aurora par artista Sander Kletter

Sander Kletter, Aurora (Besoin d'Amour), 1998, suporte misto sobre papel, 28 x 18 cm, coleção privada Mrs. Beljaars, Haarlem (Países Baixos)

Sander Kletter, desenho Autorretrato, 1991
Sander Kletter, desenho Autorretrato, 1991

Sander Kletter, Autorretrato, 1991, carvão e giz sobre papel, 65 x 50 cm

Pintura Sander Kletter, Os Irmãos Ebbens
Pintura Sander Kletter, Os Irmãos Ebbens

Sander Kletter, Os Irmãos Ebbens (Retrato encomendado), 2000, óleo sobre tela, 60 x 80 cm, coleção privada Mr. and Mrs. Ebbens, Veendam (Países Baixos)

Foto: Pintura paisagen par Sander Kletter
Foto: Pintura paisagen par Sander Kletter

Sander Kletter, Em algum lugar passado Beerta, 1996, mixed media on paper, 42 x 57 cm, suportes mistos em papel, coleção privada Amsterdam (Países Baixos)

Pintura Paisagen par artista Sander Kletter
Pintura Paisagen par artista Sander Kletter

Sander Kletter, Polder Fantasia (no. 2), 1996, acrílicos sobre tela, 65 x 80 cm, coleção privada Mr. and Mrs. Meerstra, Vries (Países Baixos)

Sander Kletter pintura Besoin d'Amour 1998
Sander Kletter pintura Besoin d'Amour 1998

Sander Kletter, Seja doce Maria (Besoin d'Amour), 1998, acrílico e suporte misto sobre papel, 100 x 70 cm, coleção privada Mr. and Mrs. Imminga, Almere (Países Baixos)

Foto desenho Expectativa par Sander Kletter
Foto desenho Expectativa par Sander Kletter

Sander Kletter, Expectativas (Besoin d'Amour), 1999, Carvão vegetal e pastel sobre papel, 70 x 100 cm, coleção privada Mrs. Beljaars, Rotterdam (Países Baixos)

Foto: Sander Kletter, desenho Jennifer
Foto: Sander Kletter, desenho Jennifer
Desenho Sander Kletter - Menina Brasileira
Desenho Sander Kletter - Menina Brasileira

Sander Kletter, Jennifer, 1993, tinta lavada sobre papel, 20 x 29 cm, coleção privada Mrs. A. de Groot, Amsterdam (Países Baixos)

Sander Kletter, Menina Brasileira (no. 5), 1992, caneta e tinta sobre papel, 29 x 23 cm, coleção privada Mrs. N. van der Hust, Purmerend (Países Baixos)

Foto: Sander Kletter Retrato desenho 1994
Foto: Sander Kletter Retrato desenho 1994

Sander Kletter, Estudo de retrato, 1994, pastel sobre papel, 50 x 65 cm

Foto: Sander Kletter, desenho retrato Casal
Foto: Sander Kletter, desenho retrato Casal

Sander Kletter, Roel and Cindy (Retrato encomendado), 2000, carvão e giz sobre papel, 55 x 90 cm, coleção privada Mr. and Mrs. Loeters, Scheemda (Países Baixos)

Ficou interessado? Ir para o contato